Temáticas

 Nesta página serão apresentados vários materiais de consulta, onde podes aproveitar para enriquecer os teus conhecimentos:
  • Diabetes

A diabetes é uma doença em crescimento, que atinge cada vez mais pessoas em todo o mundo e em idades cada vez mais jovens. É uma doença crónica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos. A quantidade de glicose no sangue chama-se glicemia e quando esta aumenta diz-se que o doente está com hiperglicemia.
Há grupos de risco com fortes probabilidades de se tornarem diabéticos:
- Pessoas com familiares directos com diabetes;
- Homens e mulheres obesos;
- Homens e mulheres com tensão arterial alta ou níveis elevados de colesterol no sangue;
- Mulheres que contraíram a diabetes gestacional na gravidez;
- Crianças com peso igual ou superior a 4Kg à nascença;
- Doentes com problemas no pâncreas ou com doenças endócrinas.
               
                Existem três tipos de diabetes: tipo1, tipo 2 e gestacional. A diabetes tipo1 (Diabetes Insulino-Dependente) é a mais rara. Neste caso, o pâncreas não produz insulina em quantidade suficiente ou em qualidade deficiente ou ambas as situações. As células do organismo não conseguem absorver, do sangue, o açúcar necessário, ainda que o seu nível se mantenha elevado. Na Diabetes tipo2 (Diabetes não Insulino-Dependentes) o pâncreas produz insulina mas as células do organismo oferecem resistência à acção da insulina. O pâncreas vê-se, assim obrigado a trabalhar cada vez mais, até que a insulina produzida se torna insuficiente e o organismo tem cada vez mais dificuldades em absorver o açúcar proveniente dos alimentos. Este tipo de diabetes aparece normalmente na idade adulta e os seu tratamento, na maioria dos casos, consiste na adopção duma dieta alimentar por forma a, normalizar os níveis de açúcar no sangue, recomendando-se a actividade física regular. A diabetes gestacional surge durante a gravidez e desaparece, habitualmente, quando concluído o período de gestação. Este tipo de diabetes requer muita atenção, sendo fundamental que depois de detectada a hiperglicemia , seja corrigida com a adopção de uma dieta apropriada.
                Nos adultos a diabetes é geralmente, do tipo2, manifestando-se através dos seguintes sintomas:
- Urinar em grande quantidade e muitas mais vezes, especialmente durante a noite (poliúria);
- Sede constante e intensa (polidipsia);
- Fome constante e difícil de saciar (polifagia);
- Fadiga;
- Comichão (prurido) no corpo, designadamente nos órgãos genitais;
- Visão turva.
Nas crianças e jovens a diabetes é quase sempre do tipo1, aparecendo de forma súbita, sendo os sintomas muito nítidos. Entre eles encontram-se:
- Urinar muito, podendo voltar a urinar na cama;
- Ter muita sede;
- Emagrecer rapidamente;
- Grande fadiga, associada a dores musculares intensas;
- Comer muito sem nada aproveitar;
- Dores de cabeça, náuseas e vómitos.
Os sintomas surgem com maior intensidade quando a glicemia está muito elevada. E, nestes casos, podem já existir complicações (na visão, por exemplo) quando se detecta a doença.


  • Bullying

Blogbullying
View more presentations from cmatos2010.